sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

José Saramago - Pensée



- "Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma".

Por: José de Sousa Saramago
Vinda: Azinhaga, Colegá em 16 de novembro do ano 1922
Partida: Tías, Lanzarote em 18 de junho do ano 2010.

3 comentários:

  1. ah Saramago! de Facto!, de Facto!

    Saramago entregue agora as decomposições existênciais
    Saramago que fez monturos de filosofia, de dialogo, de metaficção historiográfica, de extra-literatura
    agora fechastes os punhos, por designios do tempo, para esta sociedade actual que se dilui

    a parte:
    mas vamos acreditar na superação desta perspectiva que nos falta como carro chefe da nossa Batalha senhorita dos Pensées?

    ResponderExcluir
  2. Ah, Saramago!
    Literatura eternamente em luto. Lindo é ver que um corpo morre, mas as ideias se tornam eternas e intocáveis.
    E concordo plenamente! Nos falta filosofia, nos falta reflexão. Entretanto, muitas vezes eu preferiria não a possuir para não ter tantas decepções com esse mundo que nos cerca.

    Muito obrigada pelo comentário e pelos elogios, Talita, fico verdadeiramente agradecida.
    Passo a seguir o seu blog e a acompanhar tambémas suas escritas.
    Adorei o blog.
    Um grande abraço, flor.

    ResponderExcluir
  3. Um pouco distante das palavras, mais super perto dos meus pensées...
    Quero seguir e ir adiante, dos versos e das estrofes, para animar este mundo infeliz, e transformar a literatura em arte e escultura.
    Não quebrarei meus minhas próprias promessas e tão pouco desistirei de sorrir.
    Fatos são fatos, mas esta é a minha realidade.
    Obrigada Ramon por suas palavras.
    Obrigada Vanessa pela perspectiva e audácia.
    Grandes beijos.

    ResponderExcluir